11-5034-4802
Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais
Porque temos dor de dente?
O dente é um orgão do nosso corpo, portanto possui vida. Internamente a estrutura rígida da coroa dental, existe a polpa dental que é composta por estruturas vasculares(vasos sanguíneos) e nervosas (nervo). Quando uma cárie atinge a polpa dental ela promove uma inflamação da polpa dental, que provoca a dor de dente.
Como acabar com a dor de dente?
Realizando o tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal.
O que é o tratamento de canal?
O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam reestabelecer a normalidade dos tecidos dentais. Ou seja, remover a polpa inflamada ou mesmo necrosada (morta) da câmara pulpar e dos canais radiculares. Após remover estes tecidos e desinfectar o dente é necessário selar estes canais (obturação do canal).
É necessário restaurar o dente após o tratamento de canal?
Sim, o tratamento de canal é apenas uma das etapas da reabilitação do dente. Após a obturação do canal é necessário fortalecer o dente, preenchendo o local onde ficava a polpa dental com uma material que dê resistência ao dente, chamado de núcleo de preenchimento. Acima do núcleo vem a restauração ou mesmo uma coroa protética nova. Na maioria dos casos a reabilitação com uma coroa protética é o mais indicado após um tratamento de canal. Finalizando a reabilitação do dente.
Quanto tempo demora um tratamento de canal?
Depende da situação. Quando temos um processo inicial de dor, pode-se realizar todo processo em apenas uma sessão. Mas quando a infecção já está instalada e com presença de abscesso pode ser necessário mais de 2 sessões.
Clareamento dental
Alguns dentes podem sofrer escurecimento após um traumatismo na infância ou mesmo após um tratamento de canal, ao qual o dente não foi reabilitado com uma coroa protética nova. Nestes casos o endodontista possui técnicas para promover o clareamento do dente escurecido.
1-Cárie inicial 2-Cárie profunda 3-Necrose pulpar (mortificação do dente)
Tratamento de canal: Remoção da cárie, desinfecção dos canais e obturação dos canais radiculares.